Doutores Palhaços realizam cortejos juninos nos hospitais

A Organização Não Governamental Doutores Palhaços – SOS Alegria realizou nos meses de julho e julho um cortejo junino nos hospitais da cidade. Receberam o cortejo junino, nos meses de junho e julho, o Hospital Universitário (HU-UEPG) e ambulatório Central; o Hospital Santa Casa, incluindo alas, setor de oncologia, consultórios e ambulatório central; Hospital Materno-Infantil (HUMAI-UEPG); o Centro Hospitalar São Camilo; o Hospital do Coração Bom Jesus e a Instituição de Longa Permanência para a Pessoa Idosa. Mais de 800 pessoas receberam a visita dos palhaços, caracterizados com trajes típicos.

O objetivo foi promover a humanização nos espaços de saúde através da arte e da cultura, auxiliando no processo de tratamento dos pacientes com música, paródias e interação com palhaços devidamente caracterizados. Através dessa iniciativa, foi oportunizado momentos de alegria, felicidade e bem-estar, estados que são geradores de criatividade e promovem um ambiente harmonioso e acolhedor, tanto para os pacientes quanto para as equipes de saúde.

A coordenadora artística da ONG, Micheli Vaz, comenta que a internação hospitalar é um período desafiador, marcado por estresse e ansiedade tanto para pacientes quanto para suas famílias.

“Humanizar o ambiente hospitalar é crucial para promover o bem-estar e auxiliar no tratamento. O cortejo junino, com sua atmosfera festiva, é uma estratégia eficaz para trazer alegria e descontração a esses espaços”, disse.

De acordo com ela, o cortejo junino visa proporcionar momentos de leveza e descontração para os pacientes e profissionais de saúde, contribuindo para a redução do estresse e da ansiedade, e promovendo um ambiente mais acolhedor e humanizado.

“Além disso, o cortejo foi uma oportunidade para celebrar a cultura popular brasileira e fortalecer a identidade cultural dos pacientes e da comunidade. A música, as danças e as brincadeiras típicas do período junino podem proporcionar um momento de integração e alegria para todos os envolvidos”, finaliza Micheli.

Os trabalhos realizados pela Organização Doutores Palhaços SOS Alegria contam com o patrocínio das empresas: PACCAR Financial, DAF Caminhões, Concessionárias Barigui, Scherer Auto Peças e Agrocete, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, pelo Projeto Salvando Risos 4ªEdição PRONAC 239410.

Postagens Relacionadas