Perguntas Frequentes

Conheça > Perguntas Frequentes

Antes de entrar em contato, verifique se sua dúvida já foi respondida abaixo:

Claro, além dos palhaços a ONG conta com diversos profissionais de apoio. Basta enviar uma carta de interesse, dizendo a área em que deseja colaborar com a Organização para contato@sosalegria.org, e se tivermos a vaga entraremos em contato para o agendamento da entrevista.

Para participar como doutor palhaço é necessário passar pelo período de seleção que ocorre quando houver vagas. Todos os voluntários palhaços passam por um rígido processo de seleção e oficinas de formação para atuar em ambiente hospitalar.

Para ser um Doutor Palhaço é preciso ser palhaço ou ser iniciado na linguagem do palhaço, e isso já exige uma grande dedicação artística. O improviso é um dos maiores elementos do trabalho, porque dentro do hospital o “público” não veio até você para assisti-lo, como acontece em outros ambientes. Logo para interagir no hospital deve estar preparado para não ser o centro das atenções e saber o momento de propor algo, saber até onde ir em cada leito ou com cada pessoa, deve acima de tudo entender que está a serviço e cultivar a atenção daqueles que o assistem.

O Palhaço deve saber principalmente o momento de sair, ou então nem entrar se este for o caso. Entendemos que todos podem ser palhaços, desde que, se capacitem para o trabalho tendo comprometimento ao estudo da linguagem e cuidado com a arte.

Se inscrever seguindo o regulamento e ter idade mínima de 18 anos. Tempo disponível para uma escala semanal (uma tarde ou uma manhã de um dia de semana e um domingo ao mês para oficinas e treinamentos).

A seleção busca conhecer o participante e se há habilidades para o trabalho, como disponibilidade em trabalhar em dupla ou trio, capacidade de improviso, comprometimento…

Amor é o principal sentimento que se deve ter em todas as tarefas a serem realizadas na vida, em tudo se exige um determinado preparo. A Organização Doutores Palhaços SOS Alegria preza por um trabalho de qualidade a ser oferecido nos hospitais, por isso a seleção e capacitação depois dela, pois nosso público (seja uma sala de espera, enfermaria ou apenas um) merece o que temos de melhor a oferecer. Outro fator importante é que nem todos os que já são palhaços conseguem interagir dentro de um hospital. O ambiente hospitalar, picadeiro e palco são diferentes.

As atuações de cada palhaço voluntário ocorrem semanalmente, ou seja, cada voluntário possui uma escala regular de atuação de no mínimo uma vez por semana e no máximo duas, de acordo com a disponibilidade do voluntário e do Hospital.

As atuações são obrigatoriamente feitas em dupla, no máximo trio, nunca sozinho. A aglomeração de pessoas não é saudável para o ambiente hospitalar.

Cumprir o contrato e as normas internas.

Exemplos: Ter 75% de frequência no trabalho, participar das oficinas e formações (que ocorrem um domingo ao mês) e terapias psicológicas. A equipe de voluntários passa por avaliações contínuas.

Não, a equipe da organização encaminhará ao hospital que se encaixa em sua disponibilidade de tempo e escala do hospital

De segunda a sexta, sendo pela manhã, tarde e fim de tarde, de acordo com a disponibilidade de horário do voluntário e do Hospital.

Não, a organização capacita o selecionado, desde que haja disposição e interesse em aprender a linguagem do palhaço e sua atuação dentro do ambiente hospitalar.

Não. Mas vale ressaltar que todos os voluntários recebem um treinamento com um especialista em controle de infecções para estarem cientes das regras de higienização.

Não encontrou sua dúvida?

Então entre em contato conosco!